O Planeta R é todos os meus amores

papelaria

Quem me conhece desde pequena sabe do meu amor pelas papelarias. Quando as outras crianças sonhavam em ser professora ou bombeiro, eu sonhava em ser dona de uma papelaria. Lembro-me bem da minha excitação quando me deixavam escolher alguma coisa dos armários do material no escritório da minha mãe, podia levar horas a escolher o artigo perfeito.

Ainda hoje posso passar horas numa papelaria… mas hoje não compro nada porque tenho outro amor maior: o planeta. E por isso penso sempre dez vezes antes de comprar uma coisa. Realmente preciso? Tenho algo que possa reutilizar para o mesmo efeito? É reciclável? E infelizmente no meu caso, já que trabalho maioritariamente no computador, geralmente a resposta é “não”, “sim”, “não”, no que toca a artigos de papelaria… Mas dentro de um ano o meu filho entrará para a escola e foi aí que me caiu a ficha. Será que existem no mercado opções de material escolar sustentáveis?

Depois de um pouco de pesquisa, e devo confessar que alguma surpresa, descobri que não. As grandes superfícies não oferecem cadernos reciclados e outros artigos ambientalmente responsáveis são ou muito caros, ou difíceis de encontrar.

Depois de mais de dez anos em diferentes países da Europa, seis deles na Dinamarca onde conheci o Nikolaj e tivemos o Leo, mudámo-nos para Portugal há dois anos. A falta de oferta de material escolar mais ecológico não foi a primeira lacuna a nível de hábitos ambientalmente responsáveis que encontrei.

Falta-me os trajetos de bicicleta para o trabalho, os mercados de segunda mão, as lojas solidárias de roupa de criança e brinquedos usados a cada esquina... Aqui se junta mais um dos meus amores: um bom desafio. Se pudesse contribuir com o mínimo que fosse para a difusão e adoção de comportamentos mais ambientalmente responsáveis entre as famílias portuguesas, ficaria muito feliz. E como diz o meu marido, citando a Pipi das Meias Altas: “nunca experimentei, por isso de certeza que vou conseguir”.

Esta é uma missão para a nossa família.

Com este foco criámos a Planeta R. Como é bom dar um passo de cada vez, começámos pela papelaria ecológica e finalmente tive desculpa para comprar alguns cadernos, canetas e lápis de cor! Mas desta vez sem culpa porque sei que vão passar uma mensagem a pequenos e graúdos: nem sempre é mais caro ou mais complicado fazermos a nossa parte para diminuir o impacte do consumo no nosso planeta.

Sonho com que este nosso planeta seja muito mais que uma loja, seja um espaço de inspiração, online e físico, um espaço onde a nossa família possa aprender. A expedição espacial vai partir para o Planeta R. Quem se atreve a vir?

Maria

Bebe de bicicleta com capacete de crianca

Publicação Mais Recente


  • Lene Brusgaard em

    At børn synes det er dejligt at cykle, fremgår vist tydeligt af dette foto


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos